O primeiro grande aquário de água doce da Europa, o Fluviário de Mora, abriu portas no Dia da Água e no primeiro dia de Primavera, a 21 de Março de 2007. A realização de uma obra com dimensão do Fluviário de Mora visou a criação de um equipamento único em Portugal, cuja natureza científica, cultural e de lazer receasse o universo aquático e consolidou a vertente educativa e ambiental. O Fluviário veio valorizar o Concelho em termos educativos, económicos, sociais e turísticos.
No Fluviário poderá realizar o percurso de um rio ibérico - da nascente até à foz, observar diferentes tipos de habitats e os seres vivos que neles vivem. Irá conhecer o esturjão, o saramugo, perca-sol, a truta arco-íris, entre outros. Da Bacia Amazónica poderão conhecer a piranha, o pacu-negro, a anaconda e dos grandes lagos africanos, a enguia-dinossauro, o peixe-gato, os ciclídeos.
Pode ainda conhecer as simpáticas lontras e o grande aquário do amazonas onde poderá observar o pirapitinga, a aruaná, o Tucurané, o Surumbi, entre outros, exemplares cujas dimensões poderão variar desde os 40 aos 150cm de comprimento.
O Fluviário de Mora está aberto todos os dias
1 de Junho - 31 de Agosto: 10h00 às 18h30
1 de Setembro - 31 de Maio: 10h00 às 17h00
Horários especiais:
O Fluviário de Mora encontra-se encerrado ao público nos dias 23, 24, 25, 26 e 31 de dezembro de 2024.
No dia 1 de janeiro abre das 13h às 17h.
No dia 2 de janeiro reabre ao público no horário habitual, às 17h.