A Casa-Museu Manuel Ribeiro de Pavia situa-se no centro da Vila, junto à Anta-Capela de São Dinis. Trata-se de um espaço dedicado à vida e obra de Manuel Ribeiro de Pavia, onde podem ser apreciadas pinturas, desenhos originais, reproduções e livros ilustrados por este insigne alentejano.
“Príncipe sem vintém…”, “O Alentejo”, “O Sonho” e “África!” são os temas da exposição que podem ser apreciados neste espaço dedicado ao ilustrador neorrealista, que nasceu e morreu no dia do seu aniversário, a 19 de março, com 50 anos, no quarto de pensão onde vivia, em Lisboa.
Avesso à pintura de cavalete, Manuel Ribeiro de Pavia criou capas para intelectuais da época, como Alves Redol, Fernando Namora, Antunes da Silva, Domingos Monteiro, Tolstoi e Dostoievski, e para algumas editoras como a Portugália, a Guimarães, a Inquérito e a Sociedade de Expansão Cultural.
A Casa-Museu Manuel Ribeiro de Pavia abriu portas a 16 de junho de 1984 e é o resultado da colaboração entre a Câmara Municipal de Mora, a Junta de Freguesia de Pavia e amigos do pintor.
“O que pretendo expressar não é, em particular, o quadro da minha vida afetiva, mas sim a aventura quotidiana e fraterna do mundo a que pertenço.” Manuel Ribeiro de Pavia
Terça a sábado – 10 h00 às 12h30 e 14h00 às 17h00
Domingo – Encerrado
Segunda-feira – pode vir a ser visitado conforme disponibilidade do funcionário da Junta de Freguesia de Pavia.