prova vinho 2024
Prova de Vinho Novo de Talha de Cabeção
Cabeção

Rotas das adegas preenchem as manhãs de sábado e domingo, dia 27 e 28, respetivamente

O sucesso alcançado na edição de 2023 das Rotas das Adegas levou a que a edição deste ano fosse alargada a domingo, dia 28 de janeiro.

A nova vertente cultural permitiu nesta 27ª edição, que cerca de 250 participantes visitassem quatro adegas diferentes, onde puderam ouvir a história de cada uma, conhecer o processo do vinho de talha e provar o seu vinho, acompanhado pelos petiscos que os restaurantes apresentaram.

A animação musical das rotas esteve a cargo da “Charanga TokiMexe”, que percorreu a vila num palco móvel e do Grupo de Cantares que recebeu os participantes das rotas das adegas inscritos no domingo.

Participaram na Rota das Adegas as seguintes Adegas: Encosta do Pinhal, Tapada da Mouca, Adega do Teso, Manuel Inês, Cananó, Paulo Rasquete e Alberto Pais.

Os petiscos para acompanhar as provas de vinhos nas adegas foram servidas pelos restaurantes: Afonso, Hélder Ganhão, O Alentejano, O Solar da Vila, Os Arco, A Palmeira, O Fluviário e Sabores de Mora.

A Rota das Adegas foi uma das novidades apresentadas e dinamizadas na edição de 2023, o reforço feito este ano permitiu o alcance de cerca do dobro dos participantes registados no ano passado. Veio, assim, dignificar o vinho de talha, dando a conhecer este rico património, permitindo que todos os participantes possam provar e levar um pouco da história e cultura da nossa região.

Tarde de sábado com provas de vinho de talha no Pavilhão

A tarde de provas arrancou com o desfile do Grupo de Bombos “Toca a Bombar” de Pavia, pelas ruas da vila de Cabeção e com a atuação do Grupo Recreativo e Rancho Folclórico Infantil de Cabeção na Eira do Quarto.

Finda a atuação, abriram-se as portas do Pavilhão, onde cerca de 32 produtores de vinho de talha colocaram à prova os seus néctares a mais de um milhar de visitantes. Para acompanhar a prova de vinhos, as associações da freguesia serviram petiscos.

O grupo “Fazendeiros Del Pop” foi o responsável pela animação do recinto das provas.

Este é um evento que conta já com 27 Edições, onde o principal objetivo do executivo municipal é dignificar a produção do vinho de talha de Cabeção.

Associações de Cabeção que apoiaram na área da restauração: Sociedade Columbófila Cabeçanense, Grupo Recreativo e Rancho Folclórico Infantil de Cabeção, Grupo de Cantares de Cabeção, Metamorphose, Associação TT Puro Aço e Associação dos Amigos da Natureza de Cabeção.

Produtores que participaram na prova no pavilhão: Luís Calhau, António Catarro, Avelino Rosado, Vítor Marques, Nelson Cristeta, Manuel Cristeta, Encosta do Pinhal, Custódio Martinho, Cananó, Luis Pinto, António Milheiras, José Miguel, Rui Oleiro, Manuel Amoroso, José Ramalho Mira, José Guilherme, Manuel José Freire Mira, Adega do Teso, Francisco Calado, Joaquim Gens, Manuel Inês, António Mira Borreicho, António Figueiredo, Rui Gasparinho, António Gasparinho, Manuel Luís Oliveira, Salvador Oliveira, João Gafaniz, Pedro Carpelho, Adega Luis Pernica E Herdeiros e Nunes Barata.

Galeria
+ 36