Passadiço/Percurso do Gameiro

PassadicoGameiro 3

O percurso integra uma das diversas componentes do Parque Ecológico do Gameiro e engloba duas vertentes: a Zona Ribeirinha com 2930 metros (1500 metros em passadiço de madeira e 1430 metros em trilho), e a Zona do Montado (2570 metros). Ao longo deste percurso irá encontrar placas informativas sobre a fauna e a flora típica desta região.

Poderá observar salgueiros e choupos, característicos da flora ribeirinha. bem como anfíbios e alguns peixes de pequenas dimensões que por vezes se encontram nas margens da Ribeira do Raia.

 Poderá observar algumas espécies de aves características da avifauna desta região. Depois de alguns metros percorridos existe um posto de observação, onde poderá descansar e ter uma visão mais ampla de todas as componentes do Parque Ecológico do Gameiro.

Terminada a zona do passadiço de madeira, segue-se a zona de trilho uma zona pobre em cor mas embelezada pela típica paisagem alentejana. Aqui predominam os sobreiros e alguns pinheiros. É de realçar a presença de alguns mamíferos que se passeiam na zona em busca de alimentos. Os cantos do chapim-real e do gaio tornam-se música para os ouvidos dos caminhantes que por aqui passam.

Sem dúvida, o Parque Ecológico do Gameiro é um local de paragem obrigatória onde o difícil será deixá-lo para trás.

Galeria
Documentos