Pavia é uma vila do concelho de Mora com património histórico muito interessante e rico.
No centro da vila existe uma Anta transformada em capela que denuncia a presença de vários monumentos pré-históricos em redor da mesma. Além desta capela, existem mais quatro igrejas (do séc. XVI e XVII).
Muitas das suas casas branquinhas mantêm ainda a sua traça original e as oliveiras milenares que circundam a vila, contribuem também para a sua riqueza natural.
Além disto, três grandes vultos da literatura imortalizaram Pavia nos seus livros – Fernando Namora em O Trigo e o Joio descreve a vida dos seus habitantes em meados do Sec. XX, José Saramago dedica-lhe algumas páginas no seu livro Viagem a Portugal e Urbano Tavares Rodrigues escreve também sobre Pavia no seu livro A Luz da Cal.
O Roteiro Literário e histórico que vos propomos é, por isso um convite ao usufruto da beleza desta VILA – POEMA, como lhe chamou Mara Gonçalves no jornal Público de 8/08/23.
Pontos de interesse - Igreja Matriz - Casa onde viveu Fernando Namora - Torre do Relógio - Junta de Freguesia - Anta De S. Dinis - Painel de Azulejos - Oliveira Aleixa.
Horários
Requer marcação prévia para a Junta de Freguesia de Pavia
Duração
2 horas
Mínimo de Roteiro histórico-literário pode realizar-se a pedido de escolas, outras instituições ou grupos pessoas